Neste mês, a Porto Publicidade, em conjunto com a Adapta P&D em nossa sede em Minas Gerais e em parceria com a advogada Dra. Bethania Santana, tivemos a oportunidade de promover um Netwoking Temático com empresários da região para trocar ideias e debater temas de interesse e relevância ao mundo dos negócios, tecnológico e jurídico.
A empresa Adapta P&D falou sobre o apagão que as companhias estão passando em relação à contratação de mão de obra especializada. De acordo com eles, apesar da crise , o Brasil e falando mais diretamente do nosso caso, lá em Minas Gerais, têm um potencial de crescimento muito grande , mas falta no mercado profissionais qualificados em todas as áreas, o que obriga algumas empresas a trazerem técnicos de outras localidades para preencher suas expectativas e vagas.
Nós , do mercado publicitário, que temos contato com empresas de todos os segmentos quase que diariamente, também percebemos esta falta. As empresas buscam profissionais especialmente nas áreas de planejamento e estratégia, os responsáveis pela expansão das corporações. Quando falamos da nossa área especifica que é comunicação digital e novas tecnologias posso avaliar que o mercado está ainda precisando de profissionais qualificados, nas metrópoles estamos mais servidos, mas quando vamos falar das cidades mais afastadas dos grandes centros é escasso, o jovem desta cidade sai para estudar e muitas vezes não volta e ai fica aquele buraco, um lopping infinito que acompanhamos há décadas.
Ainda durante minha fala, pude apresentar alguns números sobre vendas online e falar deste mercado que ainda parece embrionário, pois tem ainda muito para crescer e pode levar muitas empresas ao sucesso absoluto. Vamos lá, apenas em 2020, o e-commerce registrou um recorde de vendas, R$ 111 bilhões, a cifra é 49% superior a registrada em 2019, quando o mercado faturou R$ 75 bilhões. De acordo com estudos na área, até 2024 o faturamento anual deve chegar a R$ 211 bilhões, crescimento de quase 18% por ano. Apenas neste período de pandemia cerca de 5,7 milhões de pessoas passaram a comprar pela internet.
Como podemos apurar, o que estava previsto para acontecer em cinco anos, ocorreu em cinco meses, com as pessoas dentro de casa , mercado , varejo, empresas , grandes companhias e comércios tiveram que rapidamente se adequar a estas novas tecnologias para conseguirem sobreviver.
Para finalizar nossa manhã de troca de experiências encerramos com a Dra. Bethania Santana que falou sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que assegura o sigilo das nossas informações pessoais. Assunto fundamental nos dias de hoje em que estamos cada vez mais vulneráveis quando falamos de internet. Quando o assunto são dados pessoais a relação pessoa jurídica e pessoa física ainda está muito confusa e os esclarecimentos da Betania trouxe um norte para todos nós.
O clichê Juntos Somos mais Fortes está mais atual do que nunca é hora das empresas se unirem para que todos possam crescer juntos e o mais importante se manter no topo. A boa conversa e a troca de experiências só enriquecem nossos negócios.
Cíntia Lino
Head de Digital e E-commerce Porto Publicidade