Como se preparar para um mundo cada vez mais digital

Como se preparar para um mundo cada vez mais digital

A pandemia do Corona Vírus junto com sua quarentena interminável vieram para trazer mais que mudanças , mas uma verdadeira revolução na maneira de se comunicar , de se relacionar de consumir e de trabalhar. Após seis meses que tudo isso começou, passamos metade de um ano aprendendo e tentando nos adaptarmos a esse novo modelo de vida que nos obriga ficar em casa, estar longe das pessoas que amamos, conversar com nossos clientes à distância, apresentar nossos produtos pelos canais online, comprar pela internet, comer e encontrar maneiras de se divertir no ambiente familiar.

O que vários especialistas alinhados com este mundo em transformação avaliam, sejam os da área da saúde ou dos negócios, é que nada mais será como antes, mesmo após a vacina, e muitos já sacaram este sinal. O poder de adaptação do ser humano é ilimitado , o que ontem parecia impossível , hoje já está totalmente habituado.   Pessoas, profissionais e empresas que jamais conceberam entregar-se ao universo online tiveram que enfrentar suas resistências e se renderam às chamadas de vídeo pelo Whatsapp, cadastraram suas empresas nas redes sociais, criaram sites , aderiram às plataformas de e-commerce , começaram a patrocinar posts no Facebook e Instagram, mandaram criar sites para sua empresas, cadastraram seus restaurantes nos iFoods da vida e assim está nascendo um novo mundo ainda mais digital do que imaginávamos.

O mundo que caminha em constante transformação, que lança tendências todos os dias, aquele  que vai engolir a  pessoa física e  a pessoa jurídica que não estiverem conectados com ele. Tudo isso porque o profissional do futuro está chegando, novas profissões já estão parindo , a galera que nasceu de 2000 para cá, os que brotaram com o celular na mão,  estão a um triz do mercado de trabalho. Não é só pandemia responsável por toda essa mudança , ela só antecipou, agilizou o processo sai analógico entra digital. Sai o cara a cara entra o online. Grandes empresas já sabiam disso, escolas que tinham plataforma digital conseguiram rapidamente se adaptarem às aulas onlines, mas não é o caso de todos. E eu faço um alerta Pequenas Empresas, comércios de bairros e MEIS precisam se posicionarem neste novo modelo urgentemente.

A comunicação via redes sociais agora é a estrela da vez , saber escrever , interpretar um texto , apresentar seu produto através de textos criativos e bem escritos virou moeda de ouro. Aquele vendedor incrível que batia todas as  metas do  mês , que tem um carisma irresistível  pode perder suas ricas comissões se não investir nisso.  As viagens, os almoços , o happy hours serão substituídos pelos famosos calls e para isso é necessário preparo.

Nossos clientes foram avisados , estamos conectados , curtindo e compartilhando tudo que sabemos e temos a oferecer. Enquanto muitos se acovardaram com os novos tempos, durante a nossa quarentena , fomos atrás de outras tecnologias para atender essa nova demanda, estudamos e continuamos estudando, contratamos gente nova e com gás para oferecer  o melhor para colocar você e sua empresa neste novo mundo, oferecendo ferramentas digitais e toda consultoria necessária para ajudar quem quer brilhar daqui para frente. E falo mais a pandemia abrirá muitas portas para quem estiver conectado com o novo mundo.

 Vamos Juntos?

Cíntia Lino, Publicitária, especialista em marketing digital e  e-commerce.