As novas políticas do WhatsApp e o impacto nas empresas e nas campanhas políticas sobre o disparo em massa.

As novas políticas do WhatsApp e o impacto nas empresas e nas campanhas políticas sobre o disparo em massa.

Quem acompanhou as notícias do WhatsApp estes últimos dias?

O WhatsApp divulgou que irá processar usuário ou empresas que enviarem mensagens em massa pelo app, a partir de 7 de dezembro de 2019.

A empresa informa que a plataforma não foi criada para envios em massa e luta constantemente contra a Fake News, ou seja, disseminação de informações falsas, sendo um dos motivos que optaram por tomar ações mais enérgicas afim de evitar tais envios através do aplicativo.

Um trecho das políticas do WhatsApp (válido para contas físicas ou Whatsapp Business) consta:

Uso não autorizado do WhatsApp

O WhatsApp é um programa de mensagens privadas originalmente criado para ajudar as pessoas a entrarem em contato com seus amigos e ente queridos. Ao longo do tempo, observamos o quanto as pessoas amam enviar mensagens a empresas, então criamos duas ferramentas: o aplicativo WhatsApp Business e a WhatsApp Business API, para ajudar empresas a administrarem suas relações com consumidores. Nossos produtos não foram projetados para enviar mensagens automáticas ou em massa – atitudes que violam os Termos de serviço.

Estamos comprometidos a reforçar a natureza privada de nossa plataforma e proteger nossos usuários de práticas maliciosas de terceiros. Recentemente, detalhamos os recursos de nossa plataforma sobre como identificar e banir contas neste artigo. Como impedir abusos: de que forma o WhatsApp combate o envio de mensagens em massa e automatizadas? Ficamos sabendo que algumas empresas tentam evitar nossos sistemas de aprendizado de máquina, mesmo que trabalhemos incessantemente para melhorá-los. Ao utilizar as informações internas da plataforma WhatsApp, identificamos e paramos milhares de contas abusivas operando em nossos serviços.

Neste link, você encontrará mais informações legais da plataforma.

O assunto não parou por ai e atingiu a mídia esta semana. A a agência de marketing espanhola Enviawhatsapps, do responsável Luis Novoa, que foi contratada no período da campanha presidencial em 2018 para disparar mensagens favoráveis ao atual presidente Jair Bolsonaro (PSL) que comentou o caso nesta terça-feira (18). As informações foram obtidas através de gravações pelo jornal Folha de S.Paulo no qual conta que empresas brasileiras de diferentes setores compraram o software desenvolvido por ele para espalhar mensagens em massa.

“Eles contratavam o software pelo nosso site, fazíamos a instalação e pronto (…) Como eram empresas, achamos normal, temos muitas empresas (que fazem marketing comercial por WhatsApp)”, afirma o espanhol, segundo a Folha de S.Paulo. Perguntado durante a conversa gravada, ele ainda chega a afirmar “Eram campanhas para Bolsonaro“. (Via Folha de São Paulo)

O WhatsApp cortou as linhas telefônicas, no qual Novoa alega que somente assim teve conhecimento que o seu sistema estava sendo utilizado para campanhas eleitorais.

Portanto, sendo empresa ou pessoa física, irão responder judicialmente por tal prática.

E vocês? O que acharam das novas políticas do WhatsApp?

Beijos fiquem com Deus e até a próxima postagem!

   Cíntia Lino

Head de Digital e E-commerce Porto Publicidade

Escreva uma mensagem

Seu E-mail não será publicado