Marketing de Influência e o sucesso no Marketing Digital

Marketing de Influência e o sucesso no Marketing Digital

Marketing de influência é uma estratégia de marketing.

Marketing de Influência nunca foi tão comentado, pronunciado ou escrito, quanto na era digital, porém, é um conceito antigo, que identifica aquelas pessoas que é líder e formador de opinião sendo eles famosos ou não, mas exerce influência até de mudança de comportamento sobre determinados assuntos nos potenciais consumidores.

Desta forma, o marketing de influência é uma estratégia de marketing para se comunicar com o público alvo de forma a propagar uma imagem, sendo ela positiva e negativa. Explicarei um pouco melhor:

Paul Lazarsfeld (1948) propôs no “The People’s Choice: How the Voter Makes Up His Mind in a Presidential Campaigni”, a teoria do fluxo comunicacional em duas etapas (two­step­flow­of communication) e consolidada por ele ao lado de Elihu Katz (1955) no livro “Personal influence the part played by people in the flow of mass communication”.

Nesta teoria, o autor mostra a importância dos formadores de opinião no processo comunicacional apontando que em todo grupo social, há uma figura de um líder que se destacada e também possui credibilidade junto a este grupo para influenciar as opiniões e as decisões dos mesmos.

Na conclusão final deste estudo, ficou claro que a comunicação política que as pessoas são influenciadas por informações de segunda mão e por formadores de opinião.

É uma estratégia de marketing bem eficiente, desde que feita da forma correta, pois ela se concentra especificamente em pessoas que são referências em determinadas áreas e não necessariamente com foco em marketing digital, mas o marketing digital ajuda a pulverizar ainda mais as ações, marcas e etc.

Atualmente conseguimos ver como os influenciadores digitais tomaram uma proporção gigantesca no Brasil e no mundo, sendo eles destaques no Youtuber, no Instagram ou outros canais de comunicação online. Os mesmos são considerados celebridades online e muitos deles ganham mais do que muitos artistas de TV.

Mesmo que este Youtuber, por exemplo, não seja referência e muitas vezes criticados por especialistas no assunto, possuem muitos seguidores que serão influenciados pelo mesmo e acreditam fielmente que aquilo é a informação verdadeira.

É válido ressaltar que nem todos os líderes de opinião são necessariamente famosos, por exemplo: utilizar médicos como influência na indústria farmacêutica, que irão também impactar na decisão de muitos pacientes ou um padre ou pastor que influenciará uma comunidade e o impacto também bastante significativo, sendo de forma positiva ou negativa.

Portanto, o relacionamento com os grupos de influência em toda cadeia empresarial ou política, será importante para consolidar a imagem de uma empresa ou figura pública que precisa se destacar e todo o cuidado é pouco para lidar com os mesmos

Aguardem, os nossos próximos posts!

Beijos fiquem com Deus e até a próxima postagem!

   Cíntia Lino

CEO Porto Publicidade

Marketing Digital e E-commerce

 

Escreva uma mensagem

Seu E-mail não será publicado