Marketing de influência é uma estratégia de marketing.
Marketing de Influência nunca foi tão comentado, pronunciado ou escrito, quanto na era digital, porém, é um conceito antigo, que identifica aquelas pessoas que é líder e formador de opinião sendo eles famosos ou não, mas exerce influência até de mudança de comportamento sobre determinados assuntos nos potenciais consumidores.
Desta forma, o marketing de influência é uma estratégia de marketing para se comunicar com o público alvo de forma a propagar uma imagem, sendo ela positiva e negativa. Explicarei um pouco melhor:
Paul Lazarsfeld (1948) propôs no “The People’s Choice: How the Voter Makes Up His Mind in a Presidential Campaigni”, a teoria do fluxo comunicacional em duas etapas (twostepflowof communication) e consolidada por ele ao lado de Elihu Katz (1955) no livro “Personal influence the part played by people in the flow of mass communication”.
Nesta teoria, o autor mostra a importância dos formadores de opinião no processo comunicacional apontando que em todo grupo social, há uma figura de um líder que se destacada e também possui credibilidade junto a este grupo para influenciar as opiniões e as decisões dos mesmos.
Na conclusão final deste estudo, ficou claro que a comunicação política que as pessoas são influenciadas por informações de segunda mão e por formadores de opinião.
É uma estratégia de marketing bem eficiente, desde que feita da forma correta, pois ela se concentra especificamente em pessoas que são referências em determinadas áreas e não necessariamente com foco em marketing digital, mas o marketing digital ajuda a pulverizar ainda mais as ações, marcas e etc.
Atualmente conseguimos ver como os influenciadores digitais tomaram uma proporção gigantesca no Brasil e no mundo, sendo eles destaques no Youtuber, no Instagram ou outros canais de comunicação online. Os mesmos são considerados celebridades online e muitos deles ganham mais do que muitos artistas de TV.
Mesmo que este Youtuber, por exemplo, não seja referência e muitas vezes criticados por especialistas no assunto, possuem muitos seguidores que serão influenciados pelo mesmo e acreditam fielmente que aquilo é a informação verdadeira.
É válido ressaltar que nem todos os líderes de opinião são necessariamente famosos, por exemplo: utilizar médicos como influência na indústria farmacêutica, que irão também impactar na decisão de muitos pacientes ou um padre ou pastor que influenciará uma comunidade e o impacto também bastante significativo, sendo de forma positiva ou negativa.
Portanto, o relacionamento com os grupos de influência em toda cadeia empresarial ou política, será importante para consolidar a imagem de uma empresa ou figura pública que precisa se destacar e todo o cuidado é pouco para lidar com os mesmos
Aguardem, os nossos próximos posts!
Beijos fiquem com Deus e até a próxima postagem!
Cíntia Lino
CEO Porto Publicidade
Marketing Digital e E-commerce
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